A construção do documento curricular para o município de Santa Bárbara de Goiás é uma iniciativa da gestão da educação municipal, a qual tem como objetivo principal democratizar a educação e promover um ensino com ênfase a realidade do município e principalmente que contemple a necessidade dos educandos matriculados nas instituições de ensino dessa rede. O documento norteará o trabalho de todos os profissionais, garantindo o protagonismo dos educandos em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

O documento curricular foi elaborado em conjunto pelos profissionais das instituições de ensino da rede municipal de Santa Bárbara, a partir de Grupos de Estudos contemplando o arcabouço teórico que envolve as etapas Educação Infantil, Ensino Fundamental e também a Modalidade Educação Especial. Nesse contexto o documento se constitui de forma democrática e reflexiva, contando com a participação efetiva de quem vai executá-lo na prática e nas vivências pedagógicas cotidianas.

A proposta educativa, subsidiada por esse currículo, visa o desenvolvimento integral das crianças em seus vários aspectos: físicos, sociais, afetivos, cognitivos e motores. Conforme preconiza as políticas públicas existentes para à Educação Infantil e para o Ensino Fundamental. (BRASIL,2010; BRASIL, 2018; GOIÁS, 2020)

A construção do documento curricular para o município de Santa Bárbara é também uma forma de garantir os direitos de aprendizagens e objetivos propostos pela BNCC, focando sempre na melhoria da aprendizagem dos educandos e na qualidade do ensino promovido pela rede. Por meio do documento curricular será possível aproximar os saberes e fazeres produzidos e compartilhados em todas as Instituições Municipais de Santa Bárbara de Goiás e também assegurar que não haja ruptura entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tanto na progressão das aprendizagens quanto no aspecto lúdico de ensinar. A proposta da BNCC para os Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores, vivenciadas também na Educação Infantil e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.

Assim o currículo ora apresentado é aberto e com ausência de práticas pedagógicas prontas e acabadas, buscando tanto do professor quanto dos demais envolvidos no processo educativo, proporcionar oportunidades para que os educandos, no processo de elaborar sentidos pessoais, se apropriem de elementos significativos de sua cultura, não como verdades absolutas, mas como produções dinâmicas e constantes. Isso se materializa por meio da observação ativa e escuta dos educandos, com base nas necessidades, interesses e curiosidades demonstradas por eles e com propostas significativas que contemplem o conhecimento científico e cultural.

Portanto, a organização desse arranjo curricular, denota a responsabilidade da gestão municipal em exercer sua função de organizar documentos que direcionem o ensino na Rede Municipal de Educação, se comprometendo com a formação humana dos sujeitos que estão inseridos em seus espaços educativos e valorizando a atuação dos profissionais que atuam na rede municipal.

Parabéns a todos os envolvidos nesse processo e que o trilhar pedagógico a partir desse documento curricular, seja significativo tanto aos educandos quanto aos profissionais.

Atenciosamente!

Divino Antônio Ferreira e silva