A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e do Conselho Municipal da Saúde, irá realizar no dia 15 de março, a 5ª Conferência Municipal da Saúde: Garantir Direitos, Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai ser Outro Dia, no Espaço Festejar.

A conferência contará com a participação de profissionais da saúde, gestores, prestadores de serviço, membros da sociedade civil, representantes de organizações sem fins lucrativos, membros de conselhos municipais, membros de clubes de serviço e afins.
A participação dos usuários do Sistema Único de Saúde é de grande importância para que sejam levantadas oportunidades de melhoria do serviço em suas mais diversas esferas.

As Conferências Municipais servem como importante ferramenta para apresentar sugestões, planos e propostas para melhorar o SUS como um todo. Desta forma, para que seja melhor aproveitada, será divididas por eixos temáticos de debates.

Os eixos temáticos que serão debatidos esse ano são:
Eixo I: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”: sugere uma reflexão sobre o que sociedade e governo precisam para alcançar a qualidade de vida para nossa Nação.
Eixo II: “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”: propõe uma análise da participação social como mecanismo de fortalecimento da cidadania e como essa participação pode contribuir para aproximar a sociedade do Estado.
Eixo II: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”: promove um debate sobre a defesa de um Sistema Único de Saúde Universal, integralidade do cuidado e financiamento adequado suficiente.
Eixo IV: “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”: dá a oportunidade para debater a gestão do trabalho como eixo organizacional no processo de modernização do SUS e as contribuições que a produção de conhecimentos técnicos e científicos, ajustada às necessidades e consequências socioeconômicas e culturais, trará para a gestão das políticas públicas do país.

Após os debates, as sugestões levantadas serão passadas para as Conferências Estaduais, no qual é feita uma triagem, e posteriormente para a Esfera Federal. Com o tempo, as propostas podem vir a se tornar projetos de Lei e serem aplicadas por todo o SUS.

Participe, ajude a trazer propostas relevantes a saúde para que os serviços oferecidos possam ser melhorados a longo prazo.